Buscar

Quais são os principais doadores de esqueletos de carbono para a gliconeogênese?

💡 3 Respostas

User badge image

Jose Joaquim Raposo Neto

lipídeos e em seguida proteínas
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os elétrons são "transportados" para as mitocôndrias na forma de malato. A malato desidrogenase citoplásmica (MDH) reduz o oxaloacetato (OAA) em malato enquanto oxida o NADH em NAD +. O malato entra então na mitocôndria onde a reação reversa é realizada pelo MDH mitocondrial.


O movimento da OAA mitocondrial para o citoplasma para manter este ciclo requer transaminação para o aspartato (Asp, D) com o grupo amino sendo doado pelo glutamato (Glu, E). O Asp então deixa a mitocôndria e entra no citoplasma. A desaminação do glutamato gera 2-oxoglutarato, 2-OG (α-cetoglutarato), que deixa as mitocôndrias para o citoplasma.


Todos os participantes do ciclo estão presentes no compartimento celular adequado para o ônibus funcionar devido ao movimento dependente da concentração. Quando o nível de energia da célula aumenta a taxa de oxidação mitocondrial de NADH para NAD + declina e, portanto, o ônibus diminui. GAPDH é gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase. AST é aspartato transaminase. O SLC25A11 é o transportador de malato e o SLC25A13 é um dos dois transportadores de aspartato / glutamato mitocondriais.


Se a OAA é convertida em PEP pelo PEPCK mitocondrial, ela é transportada para o citosol onde é um substrato direto para a gliconeogênese e nada mais é necessário. A transaminação de OAA para aspartato permite que o aspartato seja transportado para o citosol, onde ocorre a transaminação reversa, produzindo OAA citosólico. Esta reação de transaminação requer o transporte contínuo de glutamato para dentro da mitocôndria e a 2-oxoglutatrato (α-cetoglutarato). Portanto, esse processo é limitado pela disponibilidade desses outros substratos. Qualquer uma destas duas últimas reações irá predominar quando o substrato para a gliconeogênese for o lactato. Se ocorre descarboxilação ou transaminação mitocondrial é uma função da disponibilidade de PEPCK ou intermediários de transaminação.

1
Dislike0
User badge image

Ana Beatriz

As três maiores fontes de carbono para a gliconeogênese em humanos são lactato, glicerol e aminoácidos, 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais