Buscar

Como é feito o registro de óbito estrangeiro ?

Lei de Registros públicos

💡 3 Respostas

User badge image

gabriel

Cidadãos brasileiros falecidos no exterior poderão ter seu óbito registrado em Repartição Consular, mediante declaração de familiar brasileiro ou de um representante escolhido pela família, que deverá comparecer ao Consulado-Geral ou à Embaixada. Na falta de cidadão brasileiro devidamente habilitado, o declarante poderá ser cidadão estrangeiro.

 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A informação é importante, em razão dos efeitos jurídicos gerados pelo fato morte e é bem esclarecida pelo Itamaraty, em site oficial:

"Cidadãos brasileiros falecidos no exterior poderão ter seu óbito registrado em Repartição Consular, mediante declaração de familiar brasileiro ou de um representante escolhido pela família, que deverá comparecer ao Consulado-Geral ou à Embaixada. Na falta de cidadão brasileiro devidamente habilitado, o declarante poderá ser cidadão estrangeiro.

A certidão consular de óbito deverá ser posteriormente transcrita, no Brasil, no Cartório do 1º Ofício do Registro Civil do local do domicílio do falecido ou do Distrito Federal."

FONTE: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/outros-servicos/registro-de-obito

0
Dislike0
User badge image

carla renata monaco

Se faleceu no Brasil, basta qualquer pessoa comparecer no Registro Civil das Pessoas Naturais do domicílio do falecido ou do local do óbito e apresentar a Declaração de Óbito (D.O). Quem comparecer, prestará algumas informações adicionais acerca do falecido (se tinha bens, testamento, filhos, etc).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais