Buscar

Qual a diferenca entre substancias: endergonica, exergonicas, endotermicas e exotermicas

bioenergetica

💡 1 Resposta

User badge image

Ariele Costa

Exotérmica: quando uma reação química libera calor. O conteúdo de calor do produto é MENOR do que nos reagentes, logo a variação da entalpia (∆H) é NEGATIVA.

Endotérmica: quando uma reação química ganha calor. O conteúdo de calor do produto é MAIOR do que nos reagentes, logo a variação da entalpia (∆H) é POSITIVA.

 

A variação de energia livre de um processo pode ser negativa, positiva ou zero e indica a direção e espontaneidade da reação.

Exergônicas: São as reações que apresentam ∆G negativo (∆G < 0), indicando que são energeticamente favoráveis e ocorrerão espontaneamente.

Endergônicas: São as reações que apresentam ∆G positivo (∆G > 0), o que significa que há absorção de energia e são não-espontâneas (energeticamente desfavoráveis).


Mais detalhes: http://users.med.up.pt/ruifonte/PDFs/PDFs_arquivados_anos_anteriores/2011-2012/Equilibrio_quimico_termodinamica_catalise_e_nomenclatura.pdf

4
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais