Buscar

9. Explique o funcionamento do operon da lactose nas seguintes situações. (i) ausência de lactose, (ii) presença da lactose e (iii) presença de glicos

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Kennedy Franco

Bactérias E. coli podem quebrar a lactose, mas esse não é o combustível favorito delas. Se houver glicose disponível, elas provavelmente vão preferi-la. A glicose requer menos etapas e menos energia para ser quebrada do que a lactose. No entanto, se a lactose for o único açúcar disponível, as E. coliseguem em frente e a utilizam como fonte de energia.

Para utilizar a lactose, a bactéria precisa expressar o operon lac, o qual codifica as enzimas-chave para a absorção e metabolismo da lactose. De maneira a ser mais eficiente possível, as E. coli devem expressar o operon lacsomente se duas condições forem atendidas:

  • A glicose não está disponível Como os níveis de lactose e glicose são detectados, e como alterações nos níveis afetam a transcrição do operon lac? Duas proteínas reguladoras estão envolvidas:
  • Uma, o repressor lac atua como um sensor de lactose.
  • A outra, a proteína ativadora de catabólito (CAP), atua como um sensor de glicose.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais