Alguém pode me ajudar a entender o que seria "positivismo"?
Passei por essa palavra algumas vezes no ensino médio e não a compreendi de fato. Agora preciso dela na faculdade e o professor entende que já tinhamos conhecimento prévio dela.
Sei sobre os estágios: teológico, metafísico e científico; o contexto histórico: pós iluminismo. E sei de sua influência no Brasil: ordem e progresso, a bandeira. Mas não sei o real significado da palavra e da corrente sociológica "positivismo".
Fernando Henrique
O positivismo jurídico ou juspositivismo é uma corrente da teoria do direito que procura explicar o fenômeno jurídico a partir do estudo das normas positivas, ou seja, daquelas normas postas pela autoridade soberana de determinada sociedade. Ao definir o direito, o positivismo identifica, portanto, o conceito de direito com o direito efetivamente posto pelas autoridades que possuem o poder político de impor as normas jurídicas.
Segundo esta corrente de pensamento, os requisitos para verificar se uma norma pertence ou não a um dado ordenamento jurídico têm natureza formal, vale dizer, independem de critérios de mérito externos ao direito, decorrentes de outros sistemas normativos, como a moral, a ética ou a política. O direito é definido com base em elementos empíricos e mutáveis com o tempo - é a tese do fato social, ou das fontes sociais ou convencionalista. Nega-se, com isso, as teorias dualistas que admitem a existência de um direito natural ao lado do direito positivo. Assim, uma regra pertencerá ao sistema jurídico, criando direitos e obrigações para os seus destinatários, desde que emane de uma autoridade competente para a criação de normas e desde que seja criada de acordo com o procedimento previsto legalmente para a edição de novas normas, respeitados os limites temporais e espaciais de validade, assim como as regras do ordenamento que resolvem possíveis incompatibilidades de conteúdo (antinomias).
Metodologicamente, o positivismo jurídico representa uma opção pela neutralidade do intérprete do direito, sustentando que ele não deve se posicionar relativamente aos conteúdos das normas, mas apenas descrevê-los, de modo a preservar a vontade política expressa por aqueles que criaram as normas.
John Tuponi
Essa expressão - positivismo - tem sentidos diferentes na filosofia geral e na filosofia jurídica, além de expressar ambuiguidades em cada uma dessas áreas. Inicialmente, foi utilizada na identificação de uma vertente filosófica, representada em especial por Comte, segundo a qual o conhecimento científico seria a mais evoluida manifestação do espírito humano, suplantando a matafísica e a religião. Progressivamente, a expressão passou a designar uma postura espistemológica de busca e rigor nos resultados alcançados pelo conhecimento. A denominação Positivismo Lógico para identificação da filosofia produzida pelo Círculo de Viena insere, por exemplo nesse contexto.
Fonte: Para entender Kelsen - Fabio Ulhoa Coelho
o livro trata do positivismo jurídico, mas creio que lhe dará uma luz a respeito do assunto.
Walter Dunker
O Positivismo é uma corrente de pensamento de origem francesa desenvolvida principalmente por Auguste Comte, que considera a sociologia uma ciência igual a todas a outras. Ou seja, nessa corrente de pensamento, para descobrir o funcionamento de determinada sociedade, ela deveria ser observada e analisada da mesma forma que se observa os astros, como se a sociologia funcionasse como a astronomia. Sustenta a existência de leis invariáveis em todos os grupos sociais, que podem ser observados e testados pela experiência, pela tentativa e erro, como toda ciência. Comte chegou a dizer que o positivismo era uma nova religião, livre de qualquer dogma, apenas com embasamento científico.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
História Geral e do Brasil
•UFAL
João Henrique Oliveira
Filosofia da Educação
•ESTÁCIO EAD
ANDREZA COSTA PEREIRA
Colegio Estadual Deputado Jose Alves De Assis
Habssay Flabull
Colegio Estadual Deputado Jose Alves De Assis
Habssay Flabull
Compartilhar