Buscar

O Direito de propriedade representa exclusivamente um interesse pessoal ou social?

💡 4 Respostas

User badge image

Francisco Douglas

O direito de propriedade é um direito social, conforme o artigo 5º, inciso XXII, da CF/88. Na verdade, é um direito e uma garantia fundamental.

 
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Podemos afirmar que o Direito de Propriedade tem interesse pessoal visto que a propriedade tem como uma de suas características a exclusividade e, por se tratar de um direito fundamental garantido pela Constituição Federal.

No entanto, o Direito de Propriedade também atinge o interesse social, pois, de acordo com o diploma supra, em seu inciso XXIII, artigo 5°, ‘’a propriedade atenderá a sua função social’’, ou seja, o Direito de Propriedade não se resume apenas em ter a posse, o título e os poderes sobre a coisa, mas também deve dar uma finalidade útil para ela, observando as funcionalidades econômicas, sociais e ambientais.

Dessa forma, a função social da propriedade é limitadora (limites de vizinhança, por exemplo), ao mesmo passo que é impulsionadora (fomenta atitudes para o bem comum).

Essa função também tem fulcro nos seguintes artigos: art. 170, III da CF; art. 182, parágrafo 2° CF; art 184 CF; art. 1228, parágrafos 1° e 2° do Código Civil.

_________________________________________________________________________

O Direito de Propriedade representa um interese pessoal e social em virtude da função social da propriedade.

1
Dislike0
User badge image

Meire cardoso

Brigada Francisco!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais