Buscar

Quais são os meios de prova tratados no CC/02? O rol é taxativo? Por quê? A recusa à realização de perícia médica tem consequências? Quais?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

São os do artigo 212 do CC, isto é, confissão, documento, testemunha, presunção e perícia. O rol não é taxativo, pois, o artigo 369 do CPC dispõe que as partes pode provas por outros meios mesmo que não esteja especificado no Código de Processo Civil como também no Código Civil. A recusa tem consequências sim, ela está prevista no artigo 232 CC e a recusa pode suprir a prova que seria obtida pelo exame. Exemplo: Súmula 301 STJ.
4
Dislike0
User badge image

Raquel Carvalho Gontijo

Outro importante fator a ser destacado, a partir do que o nosso colega, Igor Demétrio disse é que, as provas possíveis não taxativas, tanto no CC, quanto no CPC, não podem ser ilícitas. 

No CPC, estão previstas em lei: Ata notarial; Depoimento pessoal das partes; Prova testemunhal; Prova documental; Prova pericial; Inspeção judicial; Confissão.

Todas arroladas a partir do Artigo 384 CPC.

A recusa em depor no CPC, quando legítima, está prevista no Artigo 388. E a previsão ilegítima de depor está a partir do Artigo 385 do CPC. 

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Um resumo para você https://www.passeidireto.com/arquivo/23808859?utm_campaign=android-arquivo&utm_medium=mobile&utm_source=quickmemo+
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais