Buscar

Quais os ossos que possuem o processo estilóide?

💡 3 Respostas

User badge image

Edivania Medeiros

O PROCESSO ESTILÓIDE FICA NO OSSO TEMPORAL.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo. Seu comprimento médio é estimado entre 25mm e 30mm, com limite superior de variação entre 1mm e 7mm (de 4% a 28%) e unilateralidade em até 16% dos casos, segundo dados de literatura.

Tem sua localização entre as artérias carótidas interna e externa, posteriormente à faringe, onde se inserem os músculos estilo-hióideo, estiloglosso e estilofaríngeo, os quais são inervados, respectivamente, pelos nervos facial, hipoglosso e glossofaríngeo.

O conjunto formado pelo processo estilóide, ligamento estilo-hióideo e corno menor do osso hióide corresponde ao complexo ou aparelho estilo-hióideo, os quais têm sua origem embriológica na cartilagem de Reichert do segundo arco branquial.


O alongamento do processo estilóide, ou síndrome de Eagle, representa uma afecção multifatorial com características inespecíficas na análise do quadro clínico e no estudo por imagem. A utilização dos métodos de imagem, em associação aos sinais e sintomas, é de grande utilidade na confirmação diagnóstica, mostrando a extensão do complexo estilóide, os músculos e ligamentos que o compõem e as estruturas adjacentes.


Os ossos que possuem o processo estilóide são o rádio e a ulna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais