Buscar

Qual significado de humanismo e relativismo?

O que seria esta ideia de humanismo e relativismo relacionada aos sofistas?

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Carolina

Relativismo: O relativismo é uma corrente que nega toda verdade absoluta e perene assim como toda ética absoluta, ficando a critério de cada indivíduo definir a sua verdade e o seu bem.O indivíduo se torna o padrão ou a medida de todas as coisas, tudo é relativo, depende de sua forma de ver as coisas. O relativismo é a base do pensamento sofista.

Humanismo: Conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento fundamentalista que afirma verdades imutáveis, valores pétreos. Mais uma vez, temos o homem como mediador para a analise do mundo, essa análise sendo relativa, de acordo com os principios morais do homem, e não com uma verdade absoluta.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais