Gostaria de saber a fonte das informações, se possível.
Breno Jorge Félix
Para melhor entender o conceito de povo, é de bom grado definir também o que vem a ser nação e população. Todos se referem a uma comunidade humana agregada, diferenciando-se tão somente na ótica utilizada para sua delimitação: nação é conceito cultural (agrupamento humano que partilha de mesmos costumes, crenças, valores, etc.); população é conceito demográfico (grupo de pessoas que vivem num determinado território); enquanto povo é conceito político (comunidade que partilha um vínculo jurídico-político).
O dicionário Houaiss define o verbete Estado como conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado". Seus elementos essenciais são soberania, território e povo.
São três as acepções mais recorrentes em Ciência Política acerca do que seria Estado. São elas:
1) sociológica: corporação territorial + poder de mando;
2) política: comunidade humana fixada num território + poder de mando dotado de caráter coercitivo;
3) constitucional: pessoa jurídica territorial soberana.
Direito é um termo plurívoco, ou seja, dotado de sentidos diversos, de forma que não se amolda a uma única definição. Doutrinadores conceituados de Introdução ao Estudo do Direito têm adotado um rol de cinco acepções da palavra, sendo elas:
1) Direito como norma, lei (Dogmática Jurídica). Ex: "O direito não permite o duelo";
2) Direito como faculdade, prerrogativa (teoria dos direitos subjetivos). Ex: "O Estado tem o direito de legislar";
3) Direito como o que é devido por justiça (Axiologia Jurídica). Ex: "A educação é direito da criança";
4) Direito como ciência (). Ex: "Cabe ao direito estudar a criminalidade";
5) Direito como fato social, fenômeno da vida coletiva (Sociologia Jurídica). Ex: "O direito constitui um setor da vida social".
Não tenho os livros em PDF ou Doc pra fornecer, mas eis os nomes dos livros:
Elementos de Teoria Geral do Estado - Dalmo de Abreu Dallari;
Teoria Geral do Estado - Sahid Maluf;
Introdução à Ciência do Direito - André Franco Montoro.
Lyra
DIreito, segundo a teoria tridimensional do direito exposta por miguel reale, é a construcao cultural e a disciplina normativa, heteronoma, bilateral e imperativo-atributiva, da vida exterior e relacional das pessoas, dotada de validade, eficácia e coercibilidade, tendente a realização do equilibrio, segurança e bem comum, em uma sociedade organizada pela captação, tradução e aplicação do valor eterno justiça. (teoria tridimensioanl do direito~; REALE, MIguel)
PAra outros Direito é a norma (veja teoria pura do direito de hans kelsen)
EStado é uma pessoa juridica de direito publico dotada de soberania, povo, territorio e com finalidade de promover o bem comum (Uadi lammego bulos - curso de direito constitucional)
Povo é o elemento humano do EStado, sendo o titular do Poder. COntrariamente, Joseph SIeyes, autor do livro `"o que é o terceiro estado?", responsavel pela teorização do poder constituinte, dizia que o poder emana da nação. No BRasil é unânime, inclusive por espressa disposilção constitucional, que o poder emana do povo.
Lyra
ops..expressa disposição
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar