Buscar

MULTICULTURALISMO LIBERAL E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MULTICULTURALISMO
- Há pelo menos 4 tendências de multiculturalismo: 
* Conservador: em que o objetivo é a criação de uma cultura comum e homogênea, negando a diversidade construindo durante séculos, desmotivando os grupos dominados em suas lutas preferindo e defendendo uma cultura branca.
* Humanista: ressalta a existência de uma igualdade natural entre as diversas etnias, sem se preocupar com a falta de oportunidades nos aspectos sociais e educacionais. 
* Liberal: essa visão se foca mais nas diferenças e em respeitá-las acabando por esquecer elas são formadas pela interação do meio social em que convivem. Nessa vertente existe uma tendência a elitizar certos grupos ao mesmo tempo em que deixa de lado a participação de outros grupos nas discussões multiculturais. 
* Critico: celebra o direito a diferença nas relações sociais como forma de assegurar a convivência pacifica e tolerante entre os indivíduos, caracteriza o compromisso com a democracia e a justiça social, em meios às relações de poder em que tais diferenças são construídas.
A TOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS SOCIEDADE MULTICULTURAIS 
- O panorama religioso deve ser apresentado em sua multiplicidade para que possa proporcionar o compartilhar de sua experiência e a riqueza de suas simbologia.
- No multiculturalismo a questão é como articular as diferenças e não como justapô-las. 
OLIVEIRA. Aurenéa Maria de. PRECONCEITO, ESTIGMA E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: a prática da tolerância em sociedades plurais e em Estados multiculturais. Rev. do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 13, n. I, p. 239-264, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando