Buscar

Qual a funçao das proteinas no transporte de oxigenio?

💡 4 Respostas

User badge image

Bruno Phillip

Foi o que achei sobre proteinas
http://asproteinas.com/funcoes-das-proteinas

2
Dislike1
User badge image

Brunno Macedo

A proteína responsável pelo transporte de gases se trata de uma proteína conjugada com metais. Ao contrário do que se pensa, hemoglobina não é a única proteína capaz de transportar oxigênio. Hemoglobina é o exemplo clássico de proteína conjugada encontrada em hemácias, isto é, proteína unida a um íon metálico de ferro bivalente (Fe2+) e outra proteína que tem esse papel em músculos esquelético e cardíaco é a mioglobina(Fe2+) essas proteínas globulares com o grupo heme(ferro) também possuem sua forma inativa com Fe3+, se trata de meta-hemoglobina e da meta-mioglobina.
Outra proteína conjugada que transporta oxigênio em artrópodes e moluscos é a hemocianina(Cu2+). Uma curiosidade sobre essa proteína é que ela teria potencial para reduzir carboidratos redutores, porém o carboidrato cirulante em insetos, por exemplo, é a trealose, açúcar não redutor.

1
Dislike0
User badge image

Lorena Barbosa

A hemoglobina é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue e tem como principal função transportar oxigênio dos pulmões para o restante do corpo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais