Buscar

É possível se falar em independência dos poderes na Carta de 1824? Por que?

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Fernandes

Não, porque o poder moderador estava acima dos outros três poderes. O imperador por meio do poder moderador podia vetar leis, escolher ministros e demitir magistrados, afetando assim o legislativo, executivo e judiciário.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Não, não é possível se falar em independência dos poderes na Carta de 1824, pois através dessa carta de 1824 D Pedro tinha como objetivo principal a centralização do poder, então existiu a divisão em quatro poderes e acima de três deles existia o poder exercido exclusivamente pelo imperador, sendo este o Poder Moderador; dessa maneira, de maneira mais específica, a estrutura de separação dos poderes envolvia quatro poderes: o poder executivo, legislativo, judiciário e o moderador, dentre esses poderes citados, podemos verificar que o poder executivo e o moderador ficavam a cargo do Imperador.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais