Buscar

(DPE-TO - 2013) Acerca do Direito Civil, assinale a opção correta: a. O princípio da eticidade, paradigma do atual Direito Civil Constitucional,

(DPE-TO - 2013) Acerca do Direito Civil, assinale a opção correta:

a.     O princípio da eticidade, paradigma do atual Direito Civil Constitucional, funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, tendo por base a equidade, boa-fé, justa causa e demais critérios éticos, o que possibilita, por exemplo, a relativização do princípio do pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro.

b.     Cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados são expressões que designam o mesmo instituto jurídico.

c.      A operacionalidade do Direito Civil está relacionada à solução de problemas abstratamente previstos, independentemente de sua expressão concreta e simplificada.

d.     Na elaboração do Código Civil de 2002, o legislador adotou os paradigmas da socialidade, eticidade e operacionalidade, repudiando a adoção de cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados.

e.     No Código Civil de 2002, o princípio da socialidade reflete a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, razão pela qual o direito de propriedade individual, de matriz liberal, deve ceder lugar ao direito de propriedade coletiva, tal como preconizado no socialismo real.

💡 3 Respostas

User badge image

Lyra

reposta certa é A. o CC adotou os princípios da socialidade, operabilidade e eticidade. A operabilidade busca aplicar o Direito concreta e simplificadamente, por issso, C esta errado. D está errado pq o CC, seguindo o pos positivismo, está repleto de normas gerais e conceitos jurídicos indetermiandos, que permitem a abrtura do sistema, convidando o magistrado a decisão conforme a justiça e as novas experiencias; E está errada pq a propriedade privada é um direito fundamental.

3
Dislike0
User badge image

Fabiane de Almeida Santos

Muito obrigada!

0
Dislike0
User badge image

Igror Carneiro

CORRETA LETRA A


 No Brasil, o Código Civil de 1916 ignorou a lesão, eis que tomado de uma áurea totalmente individualista. No entanto, algumas legislações esparsas previam o propósito de promover a justiça social através do equilíbrio das prestações contratuais, sendo um exemplo disso o artigo 4°, alínea ‘b’ do Decreto-Lei n° 869/38, que definiu os crimes contra a economia popular. Contudo, o instituto só obteve mais força com a Constituição Federal de 1988, que não só veda a usura como também consagra o princípio do equilíbrio entre as prestações contratuais, sem, contudo, denominá-lo de lesão (ver artigo 51, inciso IV), para somente em 2002 o Código Civil prever o instituto como defeito do negócio jurídico no artigo 157.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais