Buscar

Ajudaaa

Pensar a amplitude dos métodos que se aplicam à coleta e manuseio de dados em uma pesquisa científica é de grande importância para a validação de uma atividade científica no meio acadêmico. Nesse sentido, destacamos que o pesquisador sempre deve estar atento ao manejo das informações e à maneira como irá trabalhar com elas, pois só assim conseguirá elaborar uma pesquisa científica efetiva e de relevância social.

O passo a passo para o levantamento e o trabalho dessas informações garante uma espécie de ordenamento para o pesquisador, algo com o qual ele irá se guiar ao longo de sua pesquisa. Elementos como uma boa justificativa, que destaque os métodos de leitura do pesquisador, bem como a apresentação de uma boa referência e a forma com que serão trabalhados os dados da pesquisa configuram-se como métodos e ferramentas plausíveis ao trabalho do pesquisador.

Levando esses apontamentos em conta, elabore um esquema de trabalho voltado para a aplicação de metodologias de coleta e manuseio de dados, apresentando uma justificativa plausível para a seleção de determinadas técnicas e a importância da utilização delas para a boa elaboração da pesquisa. Lembre-se de apresentar um esquema de trabalho voltado para a área da Pedagogia, objetivando o desenvolvimento de um projeto pedagógico de intervenção de aprendizagem dos alunos de uma dada escola.

Orientações para resposta: 
• Em sua justificativa, apresente os métodos de leitura, referências e manuseio de dados, destacando que são maneiras consistentes de organização das informações

💡 8 Respostas

User badge image

Jéssica Nunes

Para a elaboração de um projeto de intervenção pedagógica que efetive de forma eficaz o aprendizado dos alunos, pontua-se a necessidade de sistematização e organização de dados de uma pesquisa por meio de metodologias de trabalho que garantam a boa produção final dos trabalhos. Nesse sentido, apresenta-se que tais métodos básicos de organização da pesquisa se baseiam nas leituras prévias e na escrita correta de referências, o que demonstra um bom manuseio de dados e o eficiente manejo de informações.

Primeiramente, destacando o tópico das leituras prévias, compreende-se que elas são essenciais para a coleta pertinente de dados e informações importantes, voltadas para a temática do projeto: a noção que se deve ter de uma boa intervenção pedagógica, cujo fim seja o sucesso escolar dos alunos no que tange às habilidades e às competências esperadas ao final de cada etapa de aprendizagem. São essas leituras que darão respaldo técnico e científico para o trabalho, por meio de informações coletadas que abordem a temática do projeto, possibilitando ao pedagogo a concretude de um trabalho acadêmico e prático de consistência e relevante aplicação na prática docente. São com essas leituras que serão elaborados argumentos que endossem ou refutem determinadas visões acerca do processo educacional, dando respaldo profissional ao trabalho desenvolvido no interior das escolas.

Já com relação ao segundo tópico, ou seja, o de referências, observa-se que são métodos eficazes de coleta de informações e dados, pois se configuram como fontes seguras e aceitáveis para o manejo dos referidos dados coletados com as leituras prévias. É fundamental observar as regras básicas para a elaboração das referências, conforme normas preestabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), contidas também nos manuais básicos sobre metodologias do trabalho científico.

Assim, averigua-se que as formas práticas de manuseio dos dados e informações de uma pesquisa científica podem ser pautadas por uma boa seleção de leituras prévias, condizentes com o tema específico em questão (práticas pedagógicas), além da correta escrituração das referências.


1
Dislike0
User badge image

Santa Terezinha

ryyyry

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais