Buscar

co relacione ciclo da ureia via das pentose e metabolismo de carboidratos

Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os caminhos metabólicos devem ser considerados porosos; isto é, as substâncias entram de outras vias, e os intermediários partem para outras vias. Esses caminhos não são sistemas fechados. Muitos dos substratos, intermediários e produtos em uma determinada via são reagentes em outras vias. Como os açúcares e os aminoácidos, as vias catabólicas dos lipídios também estão ligadas às vias do catabolismo da glicose.


O catabolismo de aminoácidos resulta em resíduos de amônia. Todos os animais precisam de uma maneira de excretar este produto. A maioria dos organismos aquáticos, ou organismos amonotélicos, excretam a amônia sem convertê-la. A amônia é tóxica, mas ao ser excretada por espécies aquáticas, é diluída pela água fora do organismo. Organismos que não podem remover o nitrogênio de maneira fácil e segura como amônia o convertem em uma substância menos tóxica, como a uréia ou o ácido úrico.


O ciclo da ureia ocorre principalmente no fígado. A uréia produzida pelo fígado é então liberada na corrente sanguínea, onde viaja até os rins e é finalmente excretada na urina. Em espécies que incluem aves e a maioria dos insetos, a amônia é convertida em ácido úrico ou seu sal urato, que é excretado na forma sólida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando