Buscar

Como posso descrever os mecanismos de absorção dos carboidratos da dieta????

💡 2 Respostas

User badge image

Serafim Leão

Os principais carboidratos da dieta são: o amido, a sacarose e a lactose. O glicogênio, a maltose, a glicose livre e a frutose livre constituem frações relativamente menores de carboidratos ingeridos. A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos. As quebras ocorrem seqüencialmente em diferentes segmentos do trato gastrointestinal por reações enzimáticas:

1. α-Amilase salivar. A digestão do amido inicia durante a mastigação pela ação α-amilase salivar (ptialina) que hidrolisa as ligações glicosídicas α(1→4), com a liberação de maltose e oligossacarídeos. Contudo, a α-amilase salivar não contribui significativamente para a hidrólise dos polissacarídeos, devido ao breve contato entre a enzima e o substrato. Ao atingir o estômago, a enzima é inativada pelo baixo pH gástrico.

2. α-Amilase pancreática. O amido e o glicogênio são hidrolisados no duodeno em presença da α-amilase pancreática que produz maltose como produto principal e oligossacarídeos chamados dextrinas – contendo em média oito unidades de glicose com uma ou mais ligações glicosídicas α(1→6). Certa quantidade de isomaltose (dissacarídeo) também é formada.

3. Enzimas da superfície intestinal. A hidrólise final da maltose e dextrina é realizada pela maltase e a dextrinase, presentes na superfície das células epiteliais do intestino delgadoOutras enzimas também atuam na superfície das células intestinais: a isomaltase, que hidrolisa as ligações α(1→6) da isomaltose, a sacarase, que hidrolisa as ligações α,β(1→2) da sacarose em glicose e frutose, a lactase que fornece glicose e galactose pela hidrolise das ligações β(1→4) da lactose.

A captação de monossacarídeos do lúmen para a célula intestinal é efetuada por dois mecanismos:

• Transporte passivo (difusão facilitada).O movimento da glicose está “a favor” do gradiente de concentração (de um compartimento de maior concentração de glicose para um compartimento de menor concentração). A difusão facilitada é mediada por um sistema de transporte de monossacarídeos do tipo Na+− independente. O mecanismo tem alta especificidade para D−frutose.

• Transporte ativoA glicose é captada do lúmen para a célula epitelial do intestino por um co− transportador Na+monossacarídeo (SGLT). É um processo ativo indireto cujo mecanismo é envolve a (Na+K+)ATPase (bomba de (Na+−K+), que remove o Na+ da célula, em troca de K+, com a hidrólise concomitante de ATP (ver Capítulo 9: seção 9.4.D). O mecanismo tem alta especificidade por D−glicose e D−galactose.

Após a absorção, a glicose no sangue aumenta e as células β das ilhotas pancreáticas secretam insulina que estimula a captação de glicose principalmente pelos tecidos adiposo e muscular. O fígado, o cérebro e os eritrócitos, não necessitam de insulina para captação de glicose por suas células (tecidos insulino−independentes). Outros hormônios e enzimas, além de vários mecanismos de controle, são importantes na regulação da glicemia.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As unidades de monossacarídeos, glicose, galactose e frutose são transportadas através da parede do intestino delgado para a veia porta, que então as leva diretamente ao fígado. O modo de transporte varia entre os três monossacarídeos. Tanto a glicose quanto a frutose são absorvidas de forma relativamente rápida, dependendo de quais outros nutrientes são ingeridos ao mesmo tempo. Por exemplo, uma refeição ou alimento contendo proteína e gordura faz com que os açúcares sejam absorvidos mais lentamente do que quando consumidos por conta própria.


A glicose , em baixas concentrações, é transportada através do revestimento mucoso para as células epiteliais do intestino por transporte ativo, através de um transportador dependente de sódio. Em concentrações mais altas, um segundo transportador facilitador é envolvido. A partir das células epiteliais, a glicose é movida para os capilares circunvizinhos, facilitando a difusão.


A galactose é transportada da mesma maneira que a glicose, utilizando os mesmos transportadores. Como a galactose não é encontrada como um monossacarídeo na natureza, a galactose absorvida vem principalmente da quebra da lactose.


Frutose move-se inteiramente via difusão facilitada. O processo utiliza um transportador diferente da glicose ao entrar nos enterócitos, no entanto tanto a frutose quanto a glicose utilizam o mesmo transportador para sair do enterócito para os capilares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais