Buscar

direito civil 1

Sobre a estrutura, princípios e campo de incidência do Código Civil de 2002, assinale a resposta correta: Quest.: 1 a-O CC/2002 implanta um modelo que não dar maior atuação ao juiz, ao contrário, o juiz somente pode decidir com base nas hipóteses previstas na lei sob pena de estar contrariando o ordenamento jurídico, haja vista que não é um código baseado em princípios. b-O CC/2002 é um sistema baseado em conceitos jurídicos indeterminados, que permite a incorporação de outros casos não previstos em lei, como o reconhecimento da retificação do nome de transexual independentemente da autorização e reaização de cirurgia. c-O CC/2002 não se baseia em princípios, e exemplo do Código de 1916 é um código patrimonialista e patriarcalista, e assim admite que a propriedade é um direito absoluto. Para uma maior segurança jurídica, o apego à letra da lei torna-se evidente. d-O CC/2002, assim como o código de 1916, tem como um dos seus fundamentos a eticidade e a solidariedade. e-Apesar da codificação, o CC/2002 é um código fechado, que interage com as leis e estatutos especiais, mas não sofre influência do princípio da dignidade da pessoa humana da CF/88.

💡 1 Resposta

User badge image

João Castellucci

 b-O CC/2002 é um sistema baseado em conceitos jurídicos indeterminados, que permite a incorporação de outros casos não previstos em lei, como o reconhecimento da retificação do nome de transexual independentemente da autorização e reaização de cirurgia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais