Buscar

Relacione o metabolismo dos aminoácidos (sintese e degradação) com sua essencialidade e dê exemplos

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Como a maioria dos seres vivos não são capazes de armazenar aminoácidos ou proteínas, quando as necessidades protéicas estão satisfeitas, o excesso de aminoácido deve ser oxidado.


A oxidação dos aminoácidos não é feita por uma via única, mas há um padrão a ser seguido: primeiramente há a remoção do grupo amino e depois a oxidação da cadeia carbônica. Nos mamíferos, o grupo amino se converte em uréia e as cadeias carbônicas em compostos intermediários do metabolismo de carboidratos e lipídios.


A degradação de aminoácidos segue um padrão, apesar de ocorrer por vias diferentes: primeiro o aminoácido é desaminado, e a cadeia carbônica restante é convertida em compostos comuns ao metabolismo de carboidratos e lipídios.

1
Dislike0
User badge image

Ana Paula Villanova Spolidoro

São diferentes e constituídos por estruturas variadas, ou seja, sua oxidação não é feita por uma via única;  Mas existe um padrão: remoção do grupo amina seguido de oxidação da cadeia carbônica;  O grupo amina é convertido em ureia e as cadeias carbônicas são convertidas em compostos comuns ao metabolismo dos carboidratos e das gorduras.

Transaminação : Transferência do grupo amina para o α- cetoglutarato, formando glutamato;  Reação catalisada por aminotransferases ou transaminases;  Coenzima que participa das reações: piridoxalfosfato (derivada da vitamina B6);  Cadeia carbônica é convertida no α-cetoácido correspondente

Desaminação: Transferência do grupo amina para o α- cetoglutarato, formando glutamato;  Reação catalisada por aminotransferases ou transaminases;  Coenzima que participa das reações: piridoxalfosfato (derivada da vitamina B6);  Cadeia carbônica é convertida no α-cetoácido correspondente

alanina aminotransferase  Também conhecida: alanina transaminase (ALT)  Ou ainda: transaminase glutâmico-pirúvica (TGP)  aspartato aminotransferase  Também conhecida: aspartato transaminase (AST)  Ou ainda: transaminase glutâmico-oxalacética (TGO)

As transaminases são enzimas relacionadas ao metabolismo dos aminoácidos.  No caso de injúria hepatocelular, saem das células hepáticas e vão para a corrente sanguínea.  Níveis elevados indicam hepatite.  TGP ou ALT é encontrada principalmente no fígado.  Altos níveis de TGP = lesão no fígado.

TGO ou AST é encontrada principalmente no coração, fígado e músculo esquelético.  Mais utilizada para verificar doenças coronarianas.  Mas, a relação TGO:TGP indica nas hepatopatias o tipo de lesão/doença: > 1 = cirrose alcoólica, congestão hepática, tumor metastático do fígado. < 1 = hepatite aguda e/ou viral

Na degradação dos 20 aminoácidos, independente das reações diferentes, o grupo amina é convertido em amônia e/ou aspartato, precursores da ureia.

aa essencias: precisa de fonte de energia - alimentação

não essenciais: o corpo fabrica

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais