Buscar

Explique porque o processo de enovelamento e desnaturação de proteínas é considerado um mecanismo cooperativo e cumulativo?

Bioquimica 

💡 2 Respostas

User badge image

Yvi

A maioria das proteínas pode ser desnaturada pelo calor, que afeta as interações fracas em uma proteína (especialmente entre as ligações de hidrogênio) de forma complexa. Quando a temperatura se eleva lentamente, uma conformação protéica geralmente permanece intacta até que haja uma perda abrupta de estrutura em uma faixa estrita de temperaturas. Essa alteração repentina indica que o desenovelamento é um processo cooperativo: a perda da estrutura em uma parte da proteína desestabiliza outras partes.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O enovelamento de proteínas é um processo pelo qual as proteínas sofrem rearranjos e dobram-se sobre si mesmas, já o processo de desnaturação é considerado o inverso do enovelamento e em alguns casos pode ser reversível.


Durante o processo de enovelamento, a estabilidade das proteínas depende das interações não-covalentes, como por exemplo as pontes de hidrogênio e força de van der Waals. Apesar dessas interações serem mais fracas, como ocorrem diversas vezes por conta do dobramento das proteínas, é considerado um processo cumulativo que garante a estabilidade da proteína.

O enovelamento e desnaturação de proteínas são considerado cooperativos pois as etapas acontecem em sequência e dependem de uma ordem correta para que aconteçam.


A desnaturação de uma proteína é considerado um processo inverso ao enovelamento. Esses processos são considerados cumulativos pois a série de dobramentos garante a estabilidade da proteína, mesmo as interações sendo fracas. E são cooperativos pois as etapas acontecem em sequência e dependem uma da outra para que ocorra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais