Buscar

Habeas corpus tem aplicação na esfera Civil ou somente na Penal?

 Habeas corpus tem aplicação na esfera Civil ou somente na Penal?

💡 2 Respostas

User badge image

alex de souza moreira

HABEAS CORPUS

ART. 5º, LXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

ART. 647 E SEGUINTES, DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

 

 

 

>>Conceito e Finalidade do Habeas Corpus

Tal remédio constitucional visa a tutelar a Liberdade de Locomoção, posto que, conforme o próprio texto da Carta Magna determina, em outros termos, conceder-se-á habeas corpus quando alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção.

Tem, assim, objetivo de proteger o indivíduo contra constrições ilegais ou abusivas no direito de ir, vir ou ficar.

>>Objeto do HC

 

Na maioria dos casos, a violação ao direito individual da liberdade de locomoção está ligada ao processo penal, como nos casos elencados no art. 648, do CPP, quais sejam, falta de justa causa, prisão por mais tempo do que a lei determina, incompetência da autoridade que ordenou a coação, já cessado o motivo que autorizou a coação, desrespeito à admissão legal de fiança, processo manifestamente nulo, extinção da punibilidade.

Todavia, não é possível apenas na esfera penal, como muitos pensam, a utilização do habeas corpus.

Na esfera civil é plenamente cabível, quando, a liberdade de locomoção é cerceada por alguma ilegalidade ou abuso de poder.

Ademais, é bom lembrar que o único caso de permissão de prisão civil por dívida é o do inadimplemento voluntário e inescusável do pagamento de pensão alimentícia (art. 5º, LXVII, CF/88) (lembrando que em relação à prisão do depositário infiel, o STF já decidiu que esta é incabível – olhar Súmula Vinculante nº 25 – objeto de estudo nosso em outro momento).

..Ofensa indireta ao direito de locomoção

Conforme a Jurisprudência do STF , o HC é cabível também em caso de ameaça indireta, reflexa, potencial ou remota ao direito fundamental de locomoção.

Um exemplo que a doutrina costuma apontar é o seguinte: utilização do HC para atacar (impedir) a quebra do sigilo bancário. Calma… vou explicar!!

A regra, em tal situação de quebra de sigilo bancário é o Mandado de Segurança. Todavia, o STF admite a impetração do HC quando a quebra do sigilo bancário ocasionar ofensa indireta do direito de locomoção.

Tal situação pode ocorrer, por exemplo, com um indivíduo que está respondendo a um processo criminal, por sonegação fiscal, sendo certo que em tal processo foi determinada a quebra do sigilo bancário dessa pessoa. Dessa forma, se ela entender que tal medida é arbitrária, poderá impetrar o HC, por representar uma ofensa indireta à liberdade de locomoção.

A quebra do sigilo representa uma ofensa indireta à liberdade de locomoção, visto que, futuramente, essa mesma pessoa poderá ser processada, julgada e condenada à pena privativa de liberdade com base nas provas advindas da quebra do sigilo bancário. Assim, tal quebra resulta em ofensa indireta ao direito a ser protegido pelo HC, qual seja, liberdade de locomoção.

5
Dislike0
User badge image

Francis Savio

Copio e colo... kkkk

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais