Buscar

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

💡 1 Resposta

User badge image

Rosangela Souza

Mediação, arbitragem

Mediação é uma forma de resolução de conflitos por meio de diálogo franco e pacífico, em que as partes componentes do conflito tem a possibilidade de solucionarem o conflito, contando com a figura de uma terceira pessoa imparcial, o mediador que facilita o diálogo entre elas.  

A mediação representa uma forma consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.
A mediação possibilita a transformação da “cultura do conflito” em “cultura do diálogo” na medida em que estimula a resolução dos problemas pelas próprias partes. A valorização das pessoas é um ponto importante, uma vez que são elas os atores principais e responsáveis pela resolução da divergência.

Conciliação é uma forma de resolução de conflitos em que na relação de interesses administrada por um Conciliador investido de autoridade ou indicado pelas partes, a quem compete aproximá-las, controlar as negociações, aparar arestas, sugerir e formular propostas, apontar vantagens e desvantagens, objetivando sempre a composição do litígio pelas partes.

 Arbitragem é uma forma alternativa de resolução de conflitos extrajudiciais de direito patrimonial nas áreas cível, comercial e trabalhista. Possui amparo legal na Lei 9307/96- Lei da Arbitragem. Possui cláusula compromissória e contrato arbitral.

Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos ou Meios Alternativos de Pacificação Social - simples e informais.

A autocomposição consiste em meios onde as próprias partes buscam soluções para as suas controvérsias, com poder de decisão, sem que haja interferência de um terceiro.  A autocomposição abrange também a mediação, que é caracterizada pela presença de um terceiro - o mediador - que ouve as partes e formula sugestões de decisões. entretanto, sempre prevalece a vontade das partes.

A conciliação assemelha-se à mediação, pois é um meio de solução de conflitos em que as pessoas buscam soluções nas divergências com auxílio de um terceiro, o conciliador. A diferença está na condução do diálogo entre as partes.

“[...] meio de solução de conflitos em que as pessoas buscam sanar as divergências com o auxílio de um terceiro, o qual recebe a denominação de conciliador. A conciliação em muito de assemelha à mediação. A diferença fundamental está na forma de condução do diálogo entre as partes.” (SALES, 2007, p. 42)

Mecanismos de heterocomposição

A heterocomposição consiste em meios onde a solução dos litígios é estabelecida por um terceiro, sem interferência das partes. Abrange a arbitragem, como forma alternativa de pacificação social, na qual os litigantes estipulam um terceiro - o árbitro - para poder decidir o conflito. A decisão produzirá o mesmo efeito impositivo que a solução jurisdicional.

Há, também, a solução jurisdicional, que é uma resposta proferida pelo Estado, através do Poder Judiciário, onde a vontade das partes é substituída pela vontade do Estado, o qual exerce uma função que lhe é própria - a jurisdição.

Percebeu que a mera aplicação da lei , com frequência, não é suficiente;

Entendeu a necessidade de uma mudança de paradigma;

Aprendeu sobre as várias formas de resolução de conflitos;

Deu-se conta de que a mediação é um procedimento bastante utilizado em vários países; Relacionou os Projetos de Lei sobre mediação no Brasil;

Compreendeu que a mediação tem princípios que devem ser cumpridos para que o processo ocorra;

Conheceu as várias bases teóricas que fundamentam o trabalho do mediador.

 

ARBITRAGEM

Lei n.º 9.307 /96 – Lei da Arbitragem

É um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista.

É um mecanismo voluntário.

Instrumentos : cláusula compromissória e o compromisso arbitral

     cláusula compromissória - está inserida em um contrato, sendo redigida antes do início do conflito

     compromisso arbitral - é um contrato próprio para escolher a arbitragem, redigido após o surgimento do conflito.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais