Buscar

O que são glicoconjugados? Quais são as principais moléculas? Cite exemplos

O que são glicoconjugados? Quais são as principais moléculas? Cite exemplos

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Glicoconjugados são carboidratos que se ligam através de ligações covalentes a proteínas e lipídios, são responsáveis por agirem em algumas funções celulares e como mediadores em algumas interações. Suas principais funções são: transporte de informações através da comunicação entre as células, sinalizam proteínas para o transporte e a localização de organelas específicas ou degradação, é um ponto de reconhecimento para moléculas de sinalização extracelular, participa do reconhecimento e adesão célula-célula, migração celular durante o desenvolvimento, coagulação do sangue, resposta imunológica e cicatrização de lesões. Os principais representantes dessas estruturas são as glicoproteínas como imunoglobulinas, hormônios e proteína do leite, glicolipídios, proteoglicanos.

11
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Glicoconjugados são moléculas de proteínas e lipídeos ligados a grupos de carboidratos covalentemente, estão aí os proteoglicanos, as glicoproteínas e os glicolipidios.

22
Dislike5
User badge image

Ariel Franco

Glicoconjugados, são moléculas de carboidratos aderidos a lipideos e/ou proteínas presentes na matriz celular, com o intuito de reconhecimento e coesão das células; migração celular; coagulação sanguínea; resposta imune; cicatrização de ferimentos e outros processos celulares. 

Exemplos de glicoconjugados, seria : glicoproteínas, proteoglicanos e glicolipídeos. 

Espero ter ajudado! ;)

14
Dislike0
User badge image

Carol Silva

Glicoconjugados são moléculas formadas por carboidratos ligados a outro elemento que não seja carboidrato. As principais moléculas são glicoproteínas (carboidrato + proteína), glicolipídeos (lipídeos + carboidratos), proteoglicano (glicosaminaglicano + carboidrato) e peptideoglicano (carboidrato + peptídeo).

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais