Buscar

O dolo acidental (direito civil) pode ser, de alguma maneira, anulado ou de forma alguma pode haver a anulação desse tipo de solo?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Não, segundo entendimento doutrinário o dolo acidental é de menos importância e a parte que ficar lesada no caso concreto tem direito a perdas e danos.
0
Dislike0
User badge image

Bia Azevedo

Não, no dolo acidental existe a intenção de enganar, todavia o negócio aconteceria com ou sem dolo; porém surge ou é concluído de forma mais onerosa ou menos vantajosa para a vítima. Ele não tem influência para a finalização do ato, conforme dita o artigo 146: “É acidental o dolo, quando a seu despeito o ato se teria praticado, embora por outro modo”. O dolo acidental não acarreta a anulação do negócio jurídico, porém obriga o autor do dolo a satisfazer perdas e danos da vítima.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O dolo acidental não ensjea anulação do negócio jurídico, mas obriga à satisfação das perdas e danos. Vamos conferir o art. 145 (dolo essencial) e 146 (dolo acidental), do CC:

"Art. 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.

Art. 146. O dolo acidental só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais