Buscar

Metodologia da Alfabetizaçao

'' a escrita na escola, assim como nas praticas sociais fora da escola... de acordo com o conceito de escrita abordado, conceitue os denominados rabiscos de uma criança em processo de alfabetizaçao.

💡 5 Respostas

User badge image

tulipa apa

Os primeiros rabiscos elementos presentes na fase inicial da escrita, já são uma forma de a criança, enquanto sujeito pensante elaborar tentativas de escrever convencionalmente e que não deixam de ser consideradas escritas.
0
Dislike0
User badge image

Oda Rosa

esse é o método usado pela criança para escrita ,conhesida como garatuga
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Pedagogia.


Os rabiscos realizados pelos menores, denominados garatujas, foram analisados pela pesquisadora norte-americana Rhoda Kellogg. Ela observou por volta de 300 mil produções, estudando a forma dos traçados (rabiscos básicos) e a maneira de ocupar o espaço do papel (modelos de implantação) até a entrada da criança no desenho figurativo, o que ocorre por volta dos 4 anos.


No período de produção de garatujas, ocorre uma importante exploração de suportes e instrumentos. A criança experimenta, por exemplo, desenhar nas paredes ou no chão e se interessa pelo efeito de diferentes materiais e formas de manipulá-los, como pressionar o marcador com força e fazer pontinhos. Essa atitude de experimentação tem valor indiscutível na opinião de Rhoda: "Para ela 'ver é crer' e o desenho se desenvolve com base nas observações que a criança realiza sobre sua própria ação gráfica", ressalta Rosa Iavelberg, especialista em desenho e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), no livro O Desenho Cultivado da Criança: Práticas e Formação de Educadores. Esse aprendizado durante a ação é frisado pela artista plástica e estudiosa Edith Derdyk: "O desenho se torna mais expressivo quando existe uma conjunção afinada entre mão, gesto e instrumento, de maneira que, ao desenhar, o pensamento se faz".

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas. Acesso em 03 de dezembro de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais