Buscar

Aquisição de personalidade

O c/c de 2002, além de exigir vitalidade para aquisição de personalidade jurídica, prevê a necessidade de viabilidade? Explique com o devido fundamento legal:

💡 2 Respostas

User badge image

SidNaria Melo

O código brasileiro não faz exigência de que o feto seja viável. Qualquer criatura que venha a nascer com vida é considerada pessoa.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Nada obstante prevaleça entendimento de que o ordenamento jurídico brasileiro adotou a corrente concepcionista, também prepondera que o Código Civil brasileiro adotou a corrente natalista para aquisição da personalidade.

Sendo assim, pela teoria natalista, não importa a viabilidade, ou não, mas sim que haja nascimento com vida, ou seja, que o bebê respire ao menos uma vez, ainda que venha a falecer no minuto seguinte.

Lembrando que a personalidade civil se inicia, para a pessoa natural, do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo o direito do nascituro, desde a concepção (art. 2º, do Código Civil). Vejamos as teorias:

  1. Teoria Natalista: a personalidade civil e, portanto, a capacidade de titularizar direitos e deveres seria adquirida a partir do nascimento com vida, enquanto o nascituro possuiria mera expectativa de direitos, a se efetivar com o nascimento com vida.
  2. Teoria Concepcionista: o nascituro já possuiria capacidade civil desde a concepção, o que poderia ser visto a partir da tutela de diversos direitos, como alimentos gravídicos, possibilidade de testar em favor do nascituro e indenização por danos morais (possibilidade reconhecida pelo STF).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais