Buscar

Qual a reação de formação de acetil-coA a partir de piruvato?

💡 3 Respostas

User badge image

Raulito Villanueva

Todos os produtos da
digestão são metabolizados a um produto comum, a acetil-CoA,
que é então oxidada pelo ciclo do ácido cítrico.

Processo ou reação feito através do catabolismo; a pasagem do piruvato pro acetil-CoA libera uma molecula de CO², desidrogenase.

2
Dislike0
User badge image

Luan Barbosa

A formação de acetil-CoA a partir de piruvato é uma descarboxilação oxidativa realizada pelo complexo piruvato desidrogenase (PDH). Esse complexo de 3 subunidades forma uma espécie de túnel por onde o substrato passa e, assim, nunca deixa de ter contato com o complexo. A equação geral da reação é:

 

piruvato + Coa-SH + NAD+ → Acetil-CoA + CO2 + NADH

 

A variação de energia livre é bastante negativa (ΔG'°=-33,4 kJ/mol), o que a torna irreversível.

A coenzima A é denotada por CoA-S para evidenciar o H do grupo sulfeto que será transferido ao NAD+, junto de um elétron, ao passo que o enxofre da coenzima é ligado ao carbono do piruvato, substituindo sua carboxila, que é transformada em CO2.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Tudo inicia na Glicólise, que é a via utilizada em todos os tecidos para a quebra de glicose, com o objetivo de fornecer energia na forma de ATP e intermediários para outras vias metabólicas.


A Glicólise aeróbica tem como o Piruvato (duas moléculas) o seu produto final e isso ocorre em células (citosol) que possuem mitocôndrias associada a um fornecimento de O2.


O Acetil-CoA é o precursor na síntese de lipídios além de fazer parte do Ciclo de Krebs. E é justamente esta reação de conversão do piruvato a acetil-CoA que determina que os animais só façam a conversão de carboidratos em lipídios devido esta reação ser irreversível. 


fonte

1.https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:w4K1IBlah64J:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3336595/mod_folder/content/0/metabolismo%2520carboidratos.pdf%3Fforcedownload%3D1+&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

2.http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_2/2-bioquimica.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais