Buscar

Quais são as hipóteses de servidão??? é licito a servidão predial???

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Lídia Firmino

 

Quais são as hipóteses de servidão?

Servidão é direito real sobre imóvel alheio que se constitui em proveito de um prédio, chamado de dominante, sobre outro, denominado serviente, pertencentes a proprietários diferentes. Os prédios não precisam ser contíguos, basta que sejam próximos, como a situação da servidão de passagem que pode onerar não só o prédio contíguo, como também outros. Exige-se para efeito de eficácia erga omnes o registro do título constitutivo, no cartório de registro de imóveis

A servidão de passagem e a passagem forçada não se confundem. A primeira é direito real de coisa alheia e decorre de uma melhor comodidade ou conveniência para o proprietário vizinho, que não precisa transitar por prédio alheio e surge, por vontade das partes. A passagem forçada é direito de vizinhança, imposto pela lei, em favor daquele que não consegue atingir via pública, por ter prédio encravado ou insulado. Sendo assim necessita passar pelo imóvel vizinho. A servidão depende do registro e permanece onerando o prédio ainda que haja mudança de proprietário. A passagem forçada independe de registro e somente persiste enquanto perdurar o encravamento.

É licito a servidão predial?

"Algumas regras regem o direito real de servidão. É direito real e acompanha o imóvel em todas suas transmissões; é inalienável, por não admitir transferência separada do prédio a que adere, em razão de sua natureza acessória. É direito que se exerce, mas inalienável: pode ser alienado o prédio gravado ou beneficiado pela servidão, mas não o direito real em si mesmo considerado, pois não se constitui servidão sobre servidão. A servidão não se presume, porque a propriedade se presume plena. Logo, a servidão deve ser provada de modo explícito, e sua interpretação é sempre restritiva, quanto a sua existência ou extensão, e seu exercício deve ser o menos oneroso ao prédio serviente

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

São dois tipos: servidão civil ou servidão administrativa.

Servidão civil é aquela estabelecida voluntariamente entre as partes e é regida pelos dispositivos do Código Civil (art. 1.378, do CC):

"Art. 1.378. A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subseqüente registro no Cartório de Registro de Imóveis."

A servidão é predial por excelência, pois implica numa relação entre dois prédios: o serviente e o dominante, sofrendo aquele primeiro um gravame em benefício deste segundo. O prédio dominante será beneficiado em detrimento do prédio dominado. Exemplo clássico é a servidão de passagem, por meio da qual um prédio pode ser acessado passando-se por outro prédio, pertencente a outro proprietário.

A servidão administrativa é estudada pelo Direito Administrativo. Como informa Maia Botelho Advocacia (2015): "Prevalece o princípio da primazia do interesse público sobre o privado, sendo certo que as citadas Servidões serão instituídas (após declaração de utilidade pública da área), sem haver, necessariamente, a concordância do proprietário e ou possuidor do imóvel serviente." E não será estudada com profundidade aqui na esfera do Direito Civil.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais