Buscar

Como compreender crimes contra a vida?

💡 2 Respostas

User badge image

Wanderson Faria

Difícil responder, pois deve-se pensar no contexto da situação para compreendê-la, considerando que qualquer pessoa tem o poder de matar a outra. Podendo ainda ser de plena defesa ou com algum objetivo. Assim, há diversas considerações a serem pensadas, podendo serem incididas nos incisos do art. 121, do CP. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A vida é um direito fundamental previsto no artigo 5º, caput, da Constituição Federal que dispõe:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

Os crime contra a vida estão previstos no capítulo I do título I da parte especial do Código Penal e assim está disposto, pois, o bem jurídico, em tese, mais relevante é a vida desse modo esses crimes precedem os outros no código penal. 

O crime contra a vida quando doloso é julgado pelo tribunal do júri. Quando culposo (e também quando o tipo penal permitir a figura culposa) o julgamento fica por parte do juiz singular. A vida é um direito humano que deve ser resguardado, sendo que, atualmente a pena de morte no Brasil só é possível em caso de guerra declarada. 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais