Buscar

como calcular vo2 maximo ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

VO2 máximo é o consumo máximo de oxigênio do corpo durante um exercício e é um fator capaz de determinar a capacidade e preparo da pessoa para sustentar um exercício físico de alta intensidade.


Para medir o VO2 máximo, é necessário fazer um esforço físico, geralmente em uma esteira ou bicicleta. Se o teste é feito em uma clínica, durante o teste, é determinada a quantidade de oxigênio que a pessoa está utilizando.

Entretanto, é um procedimento caro e indicado para atletas profissionais. Para pessoas que não são profissionais, indica-se o "One Mile Walk Test". Os passos para esse teste são:

  • Inicie caminhando lentamente e aumente a velocidade gradativamente até um limite no qual você não está sobrecarregado ou correndo.
  • Observe o tempo que levará para completar a distância de 1600 metros (1 milha)
  • Imediatamente a conclusão, verifique a pulsação durante 15 segundos e multiplique por 4 oara obter o seu ritmo cardíaco.

O valor de VO2 é calculado pela fórmula abaixo:

\(VO2=132,853-0,16954*massa-0,3877*idade+6,315*gênero-3,2649*tempo+0,156*frequência\)

Onde a massa é em kg, a idade em anos, o fator gênero tem valor 1 para homens e 0 para mulheres, o tempo é o tempo da caminhada em minutos e a frequência cardíaca é em batimentos por minuto (bpm).

O valor de VO2 é expresso em mL/kg/min.

 

1
Dislike0
User badge image

Anelize Luvison

Medir o VO2 máximo requer um esforço físico, normalmente feito sobre uma esteira ou bicicleta. O procedimento deve ser feito dentro de um laboratório com suporte esportivo. Estes testes são caros e não são realmente necessários, exceto para corredores profissionais que se esforçam para fazer melhorias incrementais e precisam de um nível de precisão para resultados. Recomenda-se seguir protocolos que envolvem aumentos específicos na velocidade e intensidade dos exercícios e da coleta e medição do volume e concentração de oxigênio do ar expirado e inspirado. Essa análise determina a quantidade de oxigênio que o atleta está utilizando durante a atividade física.

O consumo de oxigênio de um atleta eleva-se em uma relação linear com a intensidade do exercício. Há um ponto específico em que há ‘platôs’ de consumo de oxigênio, mesmo que a intensidade do exercício aumente, ou seja, exatamente nesse aspecto que podemos identificar o VO2 máximo.

Há um ponto que pode ser considerado doloroso na medição do VO2 máximo, que é o momento de transição entre metabolismo aeróbico para o metabolismo anaeróbico. Esse momento não ocorre muito antes da fadiga muscular, então, o atleta para de se exercitar.

Calcular o VO2 máximo pode levar o tempo de 10 a 15 minutos, e requer que o atleta esteja completamente motivado e descansado para suportar a dor de acordo com o tempo suficiente para encontrar o valor real de VO2 máximo.

É possível fazer uma estimativa dos cálculos através de uma variedade de protocolos utilizados para estimar o VO2 máximo. Dentre eles, podemos destacar a esteira Teste Bruce, mas é dito que nenhum procedimento é tão preciso quanto o teste direto.

Pessoas que não são atletas profissionais podem optar por um teste simples chamado de “One Mile Walk Test” para determinar o nosso VO2 máximo. É isso mesmo, inicie caminhando lentamente e aumente a velocidade gradativamente até atingir uma velocidade rápida. Para precisão, é recomendado que você realize esse teste em sua pista de corrida local. A faixa padrão é de 400 m para 1 volta, então é igual a 4 voltas de 1600m ou 1 milha.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais