Buscar

Qual a definição de código genético?

💡 2 Respostas

User badge image

Samuel santos batista

Código genético é a relação entre a seqüência de bases no DNA e a seqüência correspondente de aminoácidos, na proteína. Ele é equivalente a uma língua e é constituído basicamente por um dicionário de palavras, a tabela do código genético e por uma gramática, correspondente às propriedades do código, que estabelece como a mensagem codificada no material genético é traduzida em uma sequência de aminoácidos na cadeia polipeptídica.

O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a seqüência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos. Estes são compostos de desoxirribosefosfato e uma base orgânica, do tipo citosinaadeninaguanina ou timina.

É através do código genético que se dá a interpretação dos códons, ou seja, a sua equivalência com um dos 20 aminoácidos existentes.

*          No código genético apenas um aminoácido é indicado por cada um dos 61 códons;

*          Com exceção da Metionina e do Triptofano, cada aminoácido é codificado por dois ou mais códons.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O DNA é formado por pares de 4 tipos de bases nitrogenadas, a saber: Adenina, Guanina, Citosina e Timina. A sequência dessas bases em parcelas do DNA representam uma informação específica para que ocorra a síntese de proteínas.


As proteínas, por sua vez, são polímeros de aminoácidos (isto é, grandes cadeias de combinações de vários aminoácidos). No processo de síntese proteica, tais proteínas são construídas aminoácido por aminoácido, a partir de todo um mecanismo coordenado por RNAs e outras estruturas. Veja que, no momento da seleção dos aminoácidos, é necessário que a informação contida no DNA seja transcrita e traduzida.


Essa informação é denominada código genético, e se expressa por composições de trincas de bases nitrogenadas (chamadas códons), as quais cada uma representa a informação para obtenção de um aminoácido específico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais