Buscar

qual a discussao das antropólogas feministas sobre a noçao de genero ?

💡 2 Respostas

User badge image

Paty Soares

O genero sendo tido como construção social que não deve ser imposto a crianças as mesmas devem ter direito de escolha como ser social, não tendo relacionamento com a sexualidade da mesma,

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiramente, o que é gênero? O conceito de gênero surgiu após muitos anos de luta feminista e de várias tentativas de explicações teóricas sobre a opressão das mulheres.

Segundo Miriam Grossi, os estudos de gênero são uma das consequências das lutas feministas (libertárias) dos anos 60. Nessa década a mulher aparece como indivíduo, um sujeito moral inconformado com o seu papel na sociedade e reivindicando uma posição política, ou seja, direitos sociais, educação, trabalho e respeito. Esses movimentos lutavam por uma vida justa e igualitária.

Faremos, abaixo, um breve resumo das teorias das principais antropólogas do século XX. Elas não foram as únicas a abordar o tema gênero, no entanto suas ideias foram as mais difundidas e utilizadas em outras teorias.


Joan Scott (1941)

Joan Scott foi influenciada pelas correntes pós-estruturalistas que se inspiraram no pensamento de Foucault e Derrida. Ela esquematizou uma nova forma de se pensar gênero, a partir de uma crítica a outras concepções, inclusive a do sexo/gênero, que, em sua opinião, eram incapazes de historicizar a categoria sexo e o corpo.

Assim, Scott reforça uma utilidade analítica para o conceito de gênero, para além de um mero instrumento descritivo, e chama a atenção para a necessidade de se pensar na linguagem, nos símbolos, nas instituições e sair do pensamento dual que recai no binômio homem/mulher, masculino/feminino.


Judith Butler (1956)

A autora fez uma crítica ao feminismo, contrapondo uma série de categorias - a princípio tão sólidas, tais como mulher e identidade. Butler expõe a ordem que prevê total coerência entre o sexo, gênero e o desejo/prática sexual em uma sociedade heteronormativa.

Nessa linha, Butler reconceitua gênero, compartilhando certas referências com Scott, e trazendo de vez o corpo e o sexo para o campo discursivo, questionando sua pretensa

materialidade.


Raewyn Connell (1944)

A socióloga Raewyn Connell deu ênfase também o papel das construções sociais e históricas. Connell traçou um caminho distinto para chegar a gênero. Ela chama a atenção para as formas como a sociedade lida com processos reprodutivos e diferenças entre os corpos e, logo, como os corpos são trazidos para as práticas sociais. Em suma, o que a sociedade faz com o corpo que lhe é dado.


Heleieth Saffioti (1934)

Heleieth Saffioti é brasileira e foi uma das mais importantes teóricas feministas do país, com reconhecimento internacional. Ela não inaugurou um novo conceito de gênero, mas certamente trouxe reflexões relevantes que impõem limites a certas escolas, fazendo inclusive um pedido: “feministas, usem menos gênero!”

Por ser uma autora de destaque, é válido nos debruçarmos sobre suas ressalvas. Com fim eminentemente militante, Saffioti alertou para os problemas políticos do conceito de gênero, o que ainda hoje dá nós na cabeça de todo feminista.


Podemos perceber, ao longo dos resumos, que o conceito de gênero foi abordado de formas muito diferentes no decorrer dos anos, mas a ideia de fluidez e da construção dos papéis de gênero continuaram muito presente até as teorias atuais, que desconstroem parte dessas crenças – assim como vários outros conceitos sociológicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais