Buscar

O que são razões finais remissivas ?

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Golin

São aquelas em que você se remete aos termos da sua inicial ou defesa, dependendo de quem for o seu cliente. Falando bem simples, ao fazer as razões finais remissivas você está falando para o juiz: "eu reitero tudo o que já disse durante o processo". Na Justiça do Trabalho a regra é a da oralidade.

1
Dislike0
User badge image

Paulo Golin

COMO FAZER?
 
Encerrada a instrução, o próprio juiz vai falar sobre as Razões Finais. Fique atento, porque normalmente eles já colocam como remissivas, então se você quiser fazer, peça prazo. Fica assim:
 
Razões finais remissivas: você só fala que são remissivas e acabou. Não precisa falar mais nada.
 
Razões finais orais: você deve ditar em até 10 minutos tudo o que quer falar. Não se esqueça de ao final reiterar os termos da inicial e pedir a procedência da ação, se você for advogado do reclamante, ou de reiterar os termos da contestação e pedir a improcedência da ação, se for advogado da reclamada.
 
Razões finais escritas: no prazo definido pelo juiz em ata você deve protocolar as suas razões finais. Seja simples e objetivo. Faça uma breve introdução, destaque os pontos importantes e conclua pedindo a procedência da ação, se você for advogado do reclamante, ou a improcedência da ação, se for advogado da reclamada.
 
RESUMO
 
Ao final da instrução, o juiz vai perguntar: "Razões Finais, Doutores?". Você pode responder:
 
Remissivas: não tem que fazer nada.
ou
Excelência, eu gostaria de um prazo: o juiz vai informar se dará o prazo para fazer na hora ou se você deverá apresentar por escrito. Se for na hora, pergunte se já pode começar a ditar e, assim que autorizado, comece. Se for por escrito, fique atento para não perder o prazo.
1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Razões finais remissivas é o termo utilizado no juízo trabalhista para indicar que as partes abriram mão de suas razões finais escritas e que decidiram se limitar ao que já está consolidado e dito nos autos do processo. Isto porque, após a instrução (a fase probatória do processo), as partes têm o direito de dar suas razões finais (um memorando sobre o processo) ao juiz/juíza para que a causa seja julgada. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais