Buscar

sobre o contrato de fiança .O devedor inadimplente pode ser responsabilizado pelo fiador ?

DIREITO CIVIL CONTRATOS DDE FIANÇA

 

Respostas

User badge image

SidNaria Melo

Existem dois tipos de cláusula em relação ao fiador.

 

Cláusula que determina o beneficio da ordem (CC artigo 827) em que a responsabilidade do fiador é subsidiária a do locatário que é o devedor de fato e assim os bens do locatário, se possuir, podem ser primeiro levantados para o pagamento da divida.

Essa cláusula não impede que o fiador seja chamado antes do locatário no processo, mas tendo este conhecimento de que o mesmo possui bens pode indica-los para que respondam pela divida. É do fiador o dever de indicar os bens ao locador.

É muito comum nos contratos atuais que o fiador seja colocado como devedor principal isto é, havendo inadimplência do locatário o locador pode cobrar diretamente do fiador seja extraoficialmente ou judicialmente e é nestes casos que se pode pedir a penhora dos bens que o locatário possua, pois não seria justo ter seus bens penhorados se o locatário também possui bens a penhorar. Se este não possui bens o fiador responde sozinho. 

 

Clausula em que o fiador renuncia ao beneficio da ordem, onde os bens do fiador é que responde pela divida independente de no futuro o locatário vir a possuir bens a penhorar. Este tipo de renuncia feito de comum acordo entre locador e fiador é muito comum nos contratos de locação.

Este tipo de cláusula costuma determinar o fiador como principal pagador e nestas circunstâncias havendo divida, será chamado o fiador e não o locatário que no processo seria apenas o assistente. Assim tanto a cobrança quanto a penhora de bens ocorre diretamente ao fiador ( CC artigo 828).

A preferência do locador em colocar o fiador como devedor principal e/ou solidário ao locatário onde ambos são cobrados na mesma ação, se deve ao fato de que o fiador tem bens a penhorar o que é incomum no caso de locatários residenciais.

 

Portanto:

Em qualquer contrato onde o fiador não conste como devedor principal e/ou solidário este somente será cobrado, depois de esgotado todos os recursos de cobrança contra o locatário. O fiador pode ser chamado na ação judicial contra o locatário como assistente visto ter este interesse na questão a ser resolvida. Este tipo de situação hoje em dia somente se encontra em contratos feito entre particulares, onde envolve imobiliária vale a precaução e o fiador ou será o devedor principal e/ou solidário ao seu afiançado.

 

Importante: o locador tem todo o direito de contra o seu afiançado ajuizar ação por perdas e danos buscando a devida indenização.

 

4
Dislike0
User badge image

Manuela Sena

enho uma duvida parecida, Um fiador pagou em juizo a divida da inquilina ( No contrato de locação o fiador assinou a fiança do contrato que estava em nome da mãe de quem realmente morou na casa, sendo que nem conhece a mãe), agora ele quer entrar cobrando o pagamento. Pode entrar com uma ação de cobrança contra a inquilina? ou deve faze-lo contra a mãe da inquilina, que é quem realmente assinou o contrato? pode ser pelo juizado especial ou precisa ser nos proprios autos?
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Sim. Após cumprir a obrigação inadimplida pelo devedor principal, o fiador assume (se sub-roga) a posição de credor, podendo exigir tudo que gastou, inclusive perdas e danos, com juros contratuais ou legais a contar da data do efetivo desembolso.

Devemos destacar, ainda, que pode cobrar, inclusive, dos demais fiadores, quando for o caso.

Inteligência dos arts. 831 a 833, do Código Civil

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando