Buscar

O que é reforço positivo?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Os reforços são divididos em dois tipos: reforço positivo e reforço negativo. Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido.

O que difere um reforço positivo de um reforço negativo é que o primeiro consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente e o segundo consiste em retirar um estímulo aversivo. Por exemplo, o comportamento de estudar bastante é reforçado pelo estímulo reforçador de se receber uma boa nota, de modo que a boa nota é um reforço positivo. Por outro lado, desligar o telefone durante uma conversa desagradável retirará do ambiente um estímulo aversivo, que é a conversa, de modo que terminar a conversa desagradável é um reforço negativo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O comportamento trata-se do conjunto de reação de um sistema dinâmico frente às interações do meio. Em outras palavras, o termo comportamento consiste em toda e qualquer reação do indivíduo ao meio em que o mesmo está inserido. No contexto psicológico, o comportamento é visto como a maneira de agir do ser humano diante de seu ambiente.

O reforço positivo ocorre quando é dada uma recompensa para o comportamento desejado, com o objetivo de reforçar tal comportamento para que este ocorra novamente.

Já o reforço negativo ocorre quando a probabilidade de um comportamento aumenta através da retirada de um estímulo aversivo, com o objetivo de aumentar a frequência do comportamento que consiste em retirar um estímulo aversivo do ambiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais