Buscar

Quais as fontes energéticas para o exercicio fisico?

💡 2 Respostas

User badge image

ruth.tn@hotmail.com

Carboidratos, proteínas e lipídios 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nossa capacidade de correr, andar de bicicleta, esquiar, nadar e remar articula-se à capacidade do corpo de extrair energia de alimentos ingeridos. Como fontes potenciais de combustível, os carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos que você come seguem diferentes caminhos metabólicos no corpo, mas todos eles produzem água, dióxido de carbono e uma energia química chamada adenosina trifosfato (ATP). Pense nas moléculas de ATP como compostos de alta energia ou baterias que armazenam energia.


Sempre que precisar de energia - respirar, amarrar seus sapatos ou pedalar 160 quilômetros - seu corpo usa moléculas de ATP. ATP, na verdade, é a única molécula capaz de fornecer energia às fibras musculares para impulsionar as contrações musculares. O fosfato de creatina (CP), como o ATP, também é armazenado em pequenas quantidades dentro das células. É outro composto de alta energia que pode ser rapidamente mobilizado para ajudar a alimentar esforços curtos e explosivos.


Nossas escolhas alimentares diárias reabastecem a energia potencial, ou combustível, que o corpo necessita para continuar a funcionar normalmente. Essa energia assume três formas: carboidrato, gordura e proteína.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais