APOL

Questão 1/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica

Leia o fragmento de texto a seguir:

“É no diálogo real que esta alternância dos sujeitos falantes é observada de modo mais direto e evidente; os enunciados dos interlocutores (parceiros do diálogo), a que chamamos de réplicas, alternam-se regularmente nele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 294.

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, alguns fatores que interferem na comunicação entre os falantes: ritmo de fala; altura tom de voz e entonação vocal; segurança; adequação ao interlocutor e ao contexto; linguagem corporal. A que se refere a adequação ao interlocutor e ao contexto?

 
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
A
a adequação ao interlocutor e ao contexto ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza de uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
B

a adequação ao interlocutor e ao contexto diz respeito ao ritmo e a voz do falante que demonstram o quanto ele está seguro e também a qualidade do conteúdo da fala.

C

a adequação ao interlocutor e ao contexto está relacionada com a qualidade da voz e da vibração da emissão das palavras.

D

a adequação ao interlocutor e ao contexto relaciona-se com a velocidade que o falante imprime à sua fala.

E

a adequação ao interlocutor e ao contexto relaciona-se à mensagem corporal transmitida no momento da enunciação, bem como à maneira como a mensagem é recebida.

Disciplina:Linguística e Língua Portuguesa1.519 materiais