Buscar

Discuta a indicação do uso destes últimos em uma dieta preventiva da aterosclerose (leia a descrição)

As lipoproteínas do plasma sanguíneo são classificadas de acordo comsuas densidades, qye refletem o seu conteúdo em lipídios, isto é, quanto maior este conteúdo, menor será sua densidade. A avaliação da concentração plasmática de VLDL (lipoproteínas de densidade muita baixa) e HDL (lipoproteínas de alta densidade) pode ser utilizada como um indicador da predisposição de um indivíduo ao desenvolvimento de aterosclerose e doenás cardíacas. As VLDL possuem cerca de 60% de triacilgliceróis que refletem o tipo de gordura ingerida na dieta. Sabedo-se que gorduras animais são ricas em ácidos graxos saturados e óleos vegetais em ácidos graxos insturados, discuta a indicação do uso destes últimos em uma dieta preventiva da aterosclerose.

💡 2 Respostas

User badge image

Felipe Tz

não sei não

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A aterosclerose, definida clinicamente como endurecimento das artérias, é uma forma precoce de doença cardíaca na qual a placa se acumula dentro das artérias e limita o fluxo sanguíneo para os principais órgãos, incluindo coração, cérebro e rins, e para a pelve, espinha, braços. , pernas, dedos e dedos dos pés. Isso pode causar insuficiência cardíaca, derrame e aneurismas, doença renal crônica, dor nas costas, disfunção erétil e doença arterial periférica.


O estresse oxidativo desempenha um papel nas doenças ateroscleróticas, como a doença arterial coronariana,  e muita atenção tem sido dada aos alimentos antioxidantes. As relações entre o consumo de vegetais e frutas e as doenças ateroscleróticas têm sido relatadas em muitos estudos epidemiológicos que mostram um risco reduzido de tais doenças. Além das vitaminas antioxidantes C e E, vegetais verdes e amarelos contêm quantidades abundantes de carotenóides e polifenóis.


O consumo de carotenóides e vitaminas C e E tem se mostrado inversamente associado à DAC. No entanto, a suplementação com beta-caroteno e vitaminas C e E não mostra nenhum efeito benéfico, mas a mortalidade é aumentada com suplementos de beta-caroteno e vitamina E. Portanto, recomenda-se consumir legumes e frutas, mas a suplementação vitamínica não é recomendada. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais