Buscar

O que é hipertrofia sarcoplasmática ?

💡 2 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

O que é Hipertrofia Sarcoplasmática?


O sarcoplasma é a fonte de energia e o fluído que circula através das miofibrilas no músculo. Ele contém mitocôndrias para aumentar a energia, mioglobina, glicogênio, creatina, minerais e água.

Hipertrofia sarcoplasmática é basicamente o mesmo processo da hipertrofia miofibrilar, estimulando o músculo através do treino, só que sem exigir tanto do músculo e causando menos danos aos seus tecidos. A diferença que se encontra entre elas é que o organismo irá aumentar a quantidade de:

• Mitocôndrias;
• Capilares sanguíneos;
• Mioglobina.

Assim, com o aumento da produção desses fluídos, as estruturas e componentes do músculo e irão aumentar a eficiência da contração das fibras musculares.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Existem dois tipos de crescimento muscular - crescimento sarcoplasmático e crescimento miofibrilar. As miofibrilas são os fios alongados das fibras musculares esqueléticas que se contraem. Hipertrofia é o aumento de um órgão ou tecido. Este aumento de tamanho é devido a um aumento de células. Dois fatores que contribuem para a hipertrofia muscular ou crescimento muscular são a hipertrofia sarcoplasmática, que é um aumento no armazenamento de glicogênio muscular e hipertrofia miofibrilar, que é um aumento no tamanho das miofibrilas.


A hipertrofia miofibrilar acontece quando você estimula os músculos, levantando pesos pesados, o que causa trauma às fibras musculares individuais. Como seu corpo trata isso como uma lesão, ele supercompensa e, em tentativas de recuperação, aumenta o volume e a densidade das miofibrilas "lesadas". O sarcoplasma é o fluido e os recursos energéticos que cercam as miofibrilas em seus músculos.


Os músculos precisam durar mais com menos necessidade de força e velocidade máximas em períodos mais curtos. Isso aumentaria o volume muscular, mas não aumentaria as fibras, resultando em menos massa funcional e uma redução na força relativa, porque estaria adicionando peso corporal menos útil.


Em comparação com hipertrofia miofibrilar, não ocorre aumento na força muscular. Durante a hipertrofia miofibrilar, as proteínas contráteis de actina e miosina aumentam em número, aumentando a sua força muscular, bem como um pequeno aumento no tamanho.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais