Buscar

Como definir a rotação de uma transformaação linear ?

💡 1 Resposta

User badge image

José Eduardo

Existe uma ligação muito forte entre transformações lineares e bases. A descrição de uma transformação linear por meio de seus valores em uma base (ver glossário) muda com uma mudança de base.

Em alguns problemas práticos existe a necessidade de mudar de base e calcular as componentes de um vetor arbitrário correspondente a uma nova base.

Em geral, aparecem matrizes complicadas (relacionadas a bases) na resolução de problemas e devemos simplificar as mesmas. Se usarmos bases onde as matrizes são diagonalizáveis (ver glossário) simplificaremos muito tais problemas.

Usaremos mudanças de bases para transformar uma dada base em uma outra base mais simples, como por exemplo a base canônica.

  1. A transformação linear T:R²toR² definida por T(x,y)=(x,y), está associada à matriz [T] em relação à base canônica em R² dada por

    [T] =
    1 0
    0 1
  2. A transformação linear T:R²toR² definida por T(x,y)=(2x,2y) está associada à matriz [T] em relação à base canônica em R²:

    [T] =
    2 0
    0 2
  3. A transformação T:R²toR² definida por T(x,y)=(2x,3y) é linear e está associada à matriz [T] em relação à base canônica em R²:

    [T] =
    2 0
    0 3
  4. A transformação T:R²toR² definida por T(x,y)=(2x+3y,4x−5y) está associada à matriz em relação à base canônica em R²:

    [T] =
    2 3
    4 −5
  5. Seja a transformação T:R²toR² definida por T(x,y)=(ax+by,cx+dy). A matriz [T] associada a esta transformação em relação à base canônica em R² é dada por:

    [T] =
    a b
    c d
  6. Sejam e1=(1,0) e e2=(0,1) vetores básicos canônicos em R² e T:R²toR² a transformação linear de rotação (sentido anti-horário) de um ângulo t em torno da origem do sistema.

    T(e1) = +cos(t) e1 +sen(t) e2
    T(e2) = −sen(t) e1 +cos(t) e2

    Vejamos uma situação gráfica:

    fig

    A matriz A relativamente a esta base é

    [T] =
    cos(t) −sen(t)
    sen(t) cos(t)

A resolução de problemas em Física torna-se bem mais simples se o referencial que descreve o movimento for escolhido de forma conveniente.

Por exemplo, em um problema cuja trajetória do corpo se realiza no plano xy segundo a equação da elipse

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais