Buscar

Qual a Diferença entre condicionamento operante de Skinner e o de Bandura?

💡 2 Respostas

User badge image

Flora Celjar

Condicionamento operante: interação comportamento e consequencia -> todo estímulo elicia uma resposta (um cpto) e a partir disso, uma consequencia atua sobre essa relação.

A resposta operante é aquela que é modelada, alterada pela consequencia que produz: processos importantes -> reforço-tudo que aumenta a probabilidade de um cpto se repetir (existe o reforço negativo e positivo); extinção operante-suspensão do reforço tem como resultado a gradual diminuição da frequencia de ocorrencia do comportamento; punição-destina-se a eliminar cpto inadequado, ameaçador ou indesejavel (existe o negativo e positivo); esquiva-é previsto, planejado (exemplo: evitar uma determinada festa por saber que uma pessoa indesejavel está lá); fuga-fugir de uma situação desconfortável, aversiva (exemplo: atravessar a rua quando vê que uma pessoa que você não gosta está se aproximando); generalização-resposta é emitida na presença de novos estimulos que partilham alguma propriedade física com estímulos discriminativos (exemplo: mc donald); modelagem-nesse processo um novo comportamento era eliciado por meio de aproximações sucessivas de um comportamento alvo. Em outras palavras, para esse novo comportamento aparecer era necessário de fato fazer a ação.

A aprendizagem social de Bandura

Ao contrário da aprendizagem operante de Skinner, nós aprendemos observando. Não precisamos de fato vivenciar um comportamento para aderir ou não.

A modelação para ele consistia na aprendizagem por observação. Bandura observou que a natureza da aprendizagem de modelação é processada por 4 processos cognitivos: 
atenção, retenção, produção e incentivo/motivação (basicamente, voce precisa observar-entender o que está sendo observado-ter uma motivação para repetir aquele ato ou não-no fim, repetir ou não.

E além disso, haviam os fatores que influenciavam nesse processo: 
característica dos modelos (quem está sendo visto/observado)-semelhança com o observador, idade, sexo, status e prestígio. caracteristica do observador-auto estima e auto reforço. 

Um exemplo bom de modelação: voce leva um cafe para o seu chefe no trabalho, ele fica feliz e agradece. um colega seu observou o que voce fez e observou o modo como o chefe agiu (de forma boa, reforçando o ato de dar o cafe). no dia seguinte, esse colega observador foi ate o chefe e deu-lhe um cafe tambem.

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

De acordo com Bandura, o condicionamento operante pode se dar tanto por modelos reais quanto por modelos simbólicos. As pessoas tem papel ativo na criação de experiências que geram, processam e transformam do estímulos informativos. O autor pontua que pode-se adquirir padrões de respostas, meramente pela observação de modelos adequados. Aprendemos como reagir afetivamente, por exemplo, só pela observação das reações afetivas de outros sem que precisemos vivenciar por nós mesmos situações agradáveis ou dolorosas.

Para Skinner, em sua teoria sobre o condicionamento operante, o meio não estimula apenas o comportamento, mas o comportamento é regulado pelas consequências. Aprende-se pela experiência. Quando um comportamento é seguido da apresentação de uma consequência reforçadora, a força desse comportamento aumenta. Quando a ocorrência de um comportamento, anteriormente fortalecido por um processo de condicionamento deixa de ser seguido por uma consequência reforçadora, a força do comportamento diminui.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais