Buscar

Quais os grupamentos presentes nos aminoácidos que podem exercer ação tamponante? Em que regiões de pH essas moléculas têm poder tamponante?

💡 4 Respostas

User badge image

Matheus Henrique

Basicamente, tanto os grupamentos COOH ou NH2

0
Dislike0
User badge image

Matheus Henrique

A região de pH com grupamentos básicos entre 3 a 5, de grupamentos ácidos entre 8 a 9

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Além das moléculas orgânicas, os seres vivos necessitam de substâncias inorgânicas para manter seu equilíbrio vital. Essas são os sais minerais. Os sais minerais são necessários para o bom funcionamento do organismo dos seres vivos. Íons como magnésio, zinco, cálcio e potássio participam de reações químicas vitais às células.


Outros sais inorgânicos são essenciais para o controle da concentração de íons hidrogênio (H+) nas matrizes extras e intracelulares. Essa concentração é chamada de potencial hidrogeniônico, pH, e determina a acidez do meio, ou seja, quanto maior a concentração de H+, mais ácido o meio e menor o pH. As reações químicas só ocorrem em determinada faixa de pH, portanto, mantê-lo constante ou com a menor variação possível é necessário para manter o funcionamento do organismo sem grandes desequilíbrios.


Ácidos e bases são substancias que alteram o pH de uma solução, contudo, sua definição vai além desse conceito. Para o químico Arrhenius, “Substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidrogênios” e “Substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidroxilas”. No entanto, em certos casos, essa teoria não se aplicava bem em soluções que eram aquosas e até mesmo nestas condições onde certas substâncias com caráter ácido ou básico não forneciam íons H+ ou OH -, respectivamente.,

Fonte:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/bioquimica-tampao-e-proteinas/59346

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais