Buscar

Sobre hipertrofia concêntrica e excêntrica?

💡 2 Respostas

User badge image

Tainara C. L. R. de Carvalho

A hipertrofia do miocárdio é uma resposta para manter o débito cardíaco em situações de sobrecarga de volume ou pressão sanguínea. O padrão de
hipertrofia reflete a natureza do estímulo. A hipertrofia concêntrica ocorre em resposta ao aumento da pressão (p. ex., hipertensão ou estenose aórtica), aumentando a espessura da paresde dos ventrículos.

A hipertrofia excêntrica ocorre por sobrecarga de volume, sendo caracterizada pela dilatação do ventrículo. Como resultado, na dilatação devido à sobrecarga por volume (como ocorre na regurgitação aórtica), a espessura da parede pode ser maior, normal ou menor do que o normal; então o peso do coração, em vez da espessura da parede, é a melhor medida para corações com hipertrofia por sobrecarga de volume.

2
Dislike0
User badge image

Michele Berselli

Nas hipertrofias concêntricas ocorre aumento de massa ventricular decorrente de aumento da espessura da parede e redução dos diâmetros cavitários.  No caso da hipertrofia excêntrica, o ventrículo está dilatado com pouca ou nenhum aumento (hipertrofia) da parede ventricular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais