Buscar

Como funcionam os mecanismos reguladores do equilíbrio acido base do organismo?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O equilíbrio ácido-base do organismo é essencial para se ser saudável. Muitas reações enzimáticas dependem da manutenção de um estreito limite do pH dos meios extra e intracelulares. Uma ruptura deste equilíbrio pode estar na origem de inúmeros problemas de saúde. A nossa alimentação e os nossos hábitos alimentares fazem pender a balança para o lado da acidificação. Uma alimentação mais bem equilibrada, a prática de exercício físico e a toma de suplementos nutricionais à base de minerais e de vegetais alcalinizantes permitem muitas vezes restabelecer um bom equilíbrio.


O equilíbrio ácido-base do sangue é controlado com precisão, visto que até mesmo um pequeno desvio da faixa normal pode afetar gravemente muitos órgãos. O corpo utiliza mecanismos diferentes para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Esses mecanismos envolvem

Pulmões

Rins

Sistemas de tampão


Os rins são capazes de afetar o pH sanguíneo pela excreção de excesso de ácidos ou de bases. Os rins apresentam certa capacidade para alterar a quantidade de ácido ou base que é excretada, mas como os rins fazem estes ajustes de forma mais lenta do que os pulmões, esta compensação costuma levar vários dias.

1
Dislike0
User badge image

Sabrynna Silva

O organismo dispões de três importantes mecanismos reguladores do pH, que atuam em sincronia, com a finalidade de preservar as condições ótimas para as funções celulares. O mecanismo respiratório, de ação rápida, o mecanismo renal, de ação lenta e o mecanismo químico, de ação imediata, representado por pares de substâncias chamados sistemas "tampão", que podem reagir com ácidos ou com bases em excesso nos líquidos do organismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais