Buscar

Sistema respiratorio

Qual a funçâo do liquido surfactante eliminado na mucosa alveolar?

 

💡 3 Respostas

User badge image

Andreia Gouvea

Evitar o colabamento dos alvéolos.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O líquido surfactante, também chamado de surfactante pulmonar, consiste em uma hipofase aquosa e proteica, coberta por uma camada monomolecular de fosfolipídios, composta especialmente por dipalmitoil fosfatidilcolina e fosfatidilglicerol, além de colesterol (lipídios neutros) e traços de outras substâncias, localizados na camada extracelular dos alvéolos.


Esta substância é sintetizada pelos corpos lamelares encontrados nos pneumócitos tipo II e exerce diferentes funções, sendo a mais importante a diminuição da tensão superficial dos alvéolos, o que, consequentemente, diminui a força necessária para a inspiração, facilitando a respiração. Além disso, sem o surfactante, a tendência dos alvéolos seria colapsar durante a expiração.


Portanto, a principal função do líquido surfactante é a diminuição da tensão superficial dos alvéolos e a consequente redução da força necessária para a inspiração, facilitando a respiração. Como função secundária, o líquido surfactante faz com que os alvéolos não entrem em colapso durante a expiração.

Fonte: https://www.infoescola.com/sistema-respiratorio/liquido-surfactante/. Acesso em 15 de julho de 2018.

1
Dislike0
User badge image

Larissa Carvalho

Ele reduz a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração e garantindo, assim, que as trocas gasosas ocorram adequadamente. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais