Buscar

Explique a relação existente entre direitos humanos, direitos fundamentais e direitos da personalidade. Cite exemplos.

💡 2 Respostas

User badge image

Nadja Oliveira

  • Direitos humanos é expressão consagrada para se referir aos direitos positivados em tratados internacionais, ou seja, são direitos protegidos no âmbito do direito internacional público. A proteção a esses direitos é feita mediante convenções globais (por exemplo, o PactoInternacional sobre Direitos Civis  e Políticos) ou regionais (por exemplo, aConvenção Americana de Direitos Humanos).
  • Direitos fundamentais, por sua vez, se refere aos direitos da pessoa humanaconsagrados, em um determinado momento histórico, em um certo Estado.
    São direitos constitucionalmente protegidos, ou seja, estão positivados emuma determinada ordem jurídica.
  • Os direitos da personalidade são os direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe é próprio, ou seja, a sua integridade física (vida, alimentos, próprio corpo vivo ou morto, corpo alheio vivo ou morto, partes separadas do corpo vivo ou morto); a sua integridade intelectual(liberdade de pensamento, autoria científica, artística e literária); e a sua integridade moral (honra, imagem, recato, segredo profissional e doméstico, identidade pessoal, familiar e social).
3
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Direitos humanos são os direitos inerentes ao ser humano; à qualidade humana, independentemente de positivação em determinado ordenamento. É aquele direito pré-existente que todo ser humano titulariza, como a vida, a dignidade, a liberdade, dentre outros.

Direitos fundamentais em muito coincidem com os direitos humanos, mas se colocam como aqueles previstos e tutelados em sede constitucional, ou seja, internalizado e positivado na Lei Maior de determinado Estado e também podem ser citados a vida, a dignidade, a liberdade, dentre outros.

Já os direitos da personalidade são aqueles inerentes às pessoas humanas e jurídicas, ligados diretamente à existência de personalidade jurídica. Na pessoa natural, surge com o nascimento com vida ou com a concepção, a depender da corrente adotada, e na pessoa jurídica a partir do registro dos atos constitutivos perante os órgãos competentes. Podemos citar o direito ao corpo, à imagem, à honra, dentre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais