Buscar

Qual a função das celulas da mácula densa??

💡 3 Respostas

User badge image

Vinícius Souza

induz a produção de Renina
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As células da mácula densa são um pequeno subconjunto de aproximadamente 20 células por néfron na extremidade distal do cTAL da alça de Henle. Essas células estão próximas das células musculares lisas vasculares justa-glomerulares das arteríolas aferentes de seus glomérulos e juntas formam o que é conhecido como aparelho justaglomerular.


As células da mácula densa compartilham os mesmos transportadores que as outras células no cTAL da alça de Henle, embora expressem uma isoforma de alta afinidade de NKCC-2 em sua membrana apical. Aumento da liberação de NaCl e sua absorção pelo NKCC-2 na mácula densaas células são acopladas à geração de um sinal que causa vasoconstrição das arteríolas aferentes, o que diminui a TFG e retorna a liberação distal de NaCl para perto de seus níveis habituais.


Essa resposta é conhecida como feedback tubuloglomerular. O sinal refere-se à liberação de ATP da membrana basolateral das células da mácula densa para o interstício justaglomerular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais