Buscar

Qual a diferença entre uma organização e corporação?

💡 2 Respostas

User badge image

Nina Ribeiro

Uma empresa ou organização  é um conjunto organizado de meios com vistas a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana .Corporaçao  é um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a consecução de objetivos em comum.

 

2
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Organização

A organização pode ser entendida como a estrutura empresarial construída com fins específicos de mercado, tendo em vista a necessidade de consolidar objetivos de lucro e geração de novas receitas. O objetivo comum e declarado de uma organização passa pela consolidação de sua imagem, enquanto especialista em determinado tema.

Corporação

Já no caso de uma Corporação, é preciso ressaltar o caráter social das ações desse tipo de empresa. Nela, valores mais amparados em mudanças sociais e culturais são criados e servem de guia às ações de seus integrantes. Normalmente, há uma missão geral a ser seguida e os clientes-patrocinadores desenvolvem uma relação legítima de colaboração, no intuito de promover campanhas e promoções diversas.

Nesse segundo caso, alguns valores se mostram mais relevantes, como: concentração de energia no conceito de efetividade, consolidação de padrões de comportamento para fortalecimento de uma cultura empresarial solidária, aspectos informais do trabalho diário se sobrepondo aos formais, carisma da autoridade, grande capacidade de promover união entre partes dissonantes e o gosto pela inovação.

Ainda é possível dizer que a instituição é um organismo com história, identidade e valores próprios, visando transmiti-los ao mercado e às outras instituições com a intenção clara de promover uma sociedade mais igualitária e justa. Nesse tipo de empresa, encontram-se exemplos, como ONGs, hospitais, universidades, escolas e órgãos públicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais