Buscar

Como a estrutura primária e terciária contribuem para a função protéica?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

Olá, a estrutura primária de uma proteína é a sequência linear composta pelos aminoácidos. Assim, a estrutura primária é a identidade de uma proteína. Ao modificar apenas um aminoácido, altera a estrutura primária. Logo, quando essa proteína "errada" for adquirir uma função secundaria ou terciária, a mesma não vai dobrar-se de forma correta e haverá uma estrutura diferente, que poderá influênciar na função da proteína. Como exemplo tem-se a anemia falciforme. Fonte: Disponível em:
2
Dislike0
User badge image

Rafaela Ansiliero

Biologia total
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A estrutura primária de uma proteína é a sequência linear de aminoácidos que forma a molécula. A estrutura primária é a base da identidade de uma proteína. A modificação de apenas um aminoácido, altera a estrutura primária e cria uma proteína diferente. Esta proteína diferente pode ser inativa ou ter outra função biológica.

A estrutura secundária de uma proteína é gerada pela maneira que os aminoácidos interagem, formando ligações intermoleculares. Estas interações criam uma conformação espacial filamentosa de polipeptídeo. As conformações secundárias mais estudadas das proteínas são a alfa-hélice e a estrutura beta-plana.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais