A maior rede de estudos do Brasil

SOCIEDADE E CONTERANEIDADE

Avaliação Discursiva 1

1

Na perspectiva teórica de Manuel Castells a sociedade contemporânea organiza-se em rede, em Rede Dinâmica. Nas palavras desse autor, “sem cair na armadilha do determinismo tecnológico, consideramos que a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas” (CASTELLS, 2009). 

As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) mudam drasticamente a forma como nos comunicamos e como nos relacionamos, rompem com os limites de tempo e de espaço e impõem novo ritmo e novas características aos fenômenos sociais, complexificando-os. 

Categorias de análise e conceitos são instrumentais das ciências, sobretudo das Ciências Sociais, e funcionam como “óculos”, como lentes que ampliam/aproximam o nosso olhar à realidade, qualificando-o. Teorias buscam explicar a (s) lógica (s) de funcionamento de um determinado objeto, no caso aqui a Sociedade Contemporânea.Algumas palavras-chave são centrais para entender o conceito de Rede Dinâmica e buscar materializá-lo na análise dos fenômenos sociais, como demonstra a figura abaixo:     

Imagem

Com base no texto acima e na leitura dos cinco primeiros capítulos do livro-texto, traga exemplos de um ou mais fatos da atualidade e relacione-os com as palavras-chave expressas na figura (no mínimo 4 palavras-chave).Sua resposta deverá ser dada num ppt com 6 quadros/slides (metodologia ativa), com a relação solicitada acima. A pesquisa pode conter notícias, links, figuras, imagens e textos.Como exemplo dessa aproximação teoria/realidade veja a análise dos Movimentos Sociais ocorridos entre 2012 e 2013 ao final do capítulo 1 e consulte a biblioteca virtual (slides Movimentos Sociais em Rede). Lembre-se que a avaliação levará em conta a sua apropriação dos conceitos para essa análise e não sua opinião particular sobre o tema. É necessário, portanto fazer uma leitura atenta desses cinco primeiros capítulos para realização desta tarefa


3 resposta(s)

User badge image

Estudante

Há mais de um mês

Alguem fez ??
Alguem fez ??

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes